<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8608078448997962420\x26blogName\x3dVoando+Alto\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://blogvoandoalto.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://blogvoandoalto.blogspot.com/\x26vt\x3d1585603721730113218', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Eu e Mirena; Mirena e Eu
terça-feira, 1 de julho de 2008


Há exatos 2 anos o DIU Mirena entrou em minha vida, ou melhor, em meu corpo. E de lá para cá já tive grandes momentos de alegrias e decepções.
O Mirena causa orgasmos na maioria dos ginecologistas, todos eles defendem com unhas e dentes esse pedacinho de plástico que libera 52 mg de levornegestrel ao longo de seus 5 anos. No nono mês de minha segunda gestação, a minha médica ao conversarmos sobre o método anticoncepcional que usaria após o nascimento da minha filha, sugeriu que eu colocasse esse DIU com hormônio. Nas suas justificativas só apareceram vantagens e escutando ela falar, me imaginava lindamente pulando num campo florido de mãos dadas com o Mirena.
Na primeira consulta após o parto fui informada que meu útero se encontrava com diversas aderências. Ela teve que desfazê-las e na cesárea foi suturado mais de 40 vasos sanguíneos, daí o porquê de eu ficar 2 horas no centro cirúrgico. Meu útero sensibilizado, ficaria fino e seria altamente perigoso, passar por uma nova gestação no prazo de 2 anos. Sou altamente fértil, não é qualquer pílula que bloqueia a minha ovulação e optamos eu, meu marido e a médica que o melhor a fazer seria usar o Mirena.
Quarenta dias após o parto, fiz a inserção em consultório, sem sedação e com ultrasonografia para inserir o bichinho no local correto. Não senti dor alguma, até porque meu útero ainda estava distendido por causa da recente gestação. Me pareceu que seria tudo tranqüilo e dali 3 dias eu comecei a sangrar. E não parei mais. Sangrei pouco, claro, umas gotas apenas para nem preencher um Carefree, mas vocês são mulheres e me entendem o que é ficar com absorvente 3 meses por causa de algumas gotas de sangue.
No começo, a cada 2 meses fazia ecografia para ver se ele não havia deslocado e a minha médica pedia para eu ter paciência, que meu organismo se acostumaria, que até 2 anos (!!!!!) era normal essa perda de sangue etc. A partir do quarto mês comecei a sangrar a cada 15 ou 20 dias. Oito meses após a inserção o meu rosto se entupiu de acne, minha pele e cabelo ficaram oleosos. Passei por 3 dermatologistas, tomei e passei na cara todo o tipo de remédio e quando eles ouviam da minha boca que eu usava o Mirena, eles metiam o pau nesse tipo de método. Engraçado, da boca de minha ginecologistas só saíam vantagens e dos dermatologistas só esculhambação. Nesse meio tempo escutei de tudo. Cheguei a quase pirar, mas nunca tive vontade de tirar ele, apesar de tudo. Paguei caro e ficarei com o Mirena até o fim, dinheiro não nasce em árvore e apesar de todos os contras, ainda eu sentia uma mínima porcentagem de benefício desse método.
Bati trocentas vezes no consultório de minha médica para pedir uma luz. Ela sempre me encorajou a permanecer com ele. Para acabar com a acne tenho que usar Isotretinoína tópica e fazer peeling de cristal umas três vezes por ano.
Meu marido não faz vasectomia, não quer, é machista e ponto final. Com tempo e jeitinho ainda vou convencê-lo. Por ora exercito a minha paciência - que não é nipônica.

Para mim as vantagens do Mirena:

• Não precisa se lembrar da pílula todo dia (sou meio esquecida);
• Ausência de menstruação (eu menstruo a cada 2 meses, mas o sangue se resume a umas 10 gotinhas e dura 1 dia só);
• Não tenho umazinha celulite, não incho, nem tenho dor nas mamas;
• Não dá TPM;
• A dosagem hormonal que ele libera dentro da cavidade uterina é a menor de todos os contraceptivos orais (equivale a 3 pílulas de uma cartela).



Desvantagens desse método:

• Sangrar (pouco) sem parar, até o organismo se acostumar;
• Fazer ecografias a cada 6 meses para ver se o Mirena está no lugar certo;
• Para quem tem tendência, como eu, a pele fica extremamente oleosa;
• Tive algumas enxaquecas, porém não sei ainda se posso atribuir isso ao DIU.

Vale lembrar que 90% dos ciclos permanecem ovulatórios, uma vez que o hormônio age inibindo o crescimento do endométrio, por isso a importância de estar sempre indo ao ginecologista. Eu mesma, em uma ultra, vi meu ovário esquerdo mais gordinho e com um óvulo esperando ser fecundado!!